Uma carta para o meu Eu do passado

Henrique Perone
3 min readJul 3, 2021
Fonte: valerioerrani | Pixabay

Recentemente, pesquisando alguns livros na Amazon, encontrei um que se chama “Se não fosse por você, eu não estaria aqui: Cartas para quando eu era adolescente”. A obra é um conjunto de cartas, que brinca com a ideia de escrever para o seu eu do passado.

Gostei bastante do exercício e resolvi escrever a minha versão também!

Olá, Henrique, tudo certo?

Espero que esteja bem. Consegue acreditar que eu sou uma versão sua dez anos no futuro? Pois é, parece ser algo impossível, concordo também, mas você sempre gostou de astronomia e, quem sabe talvez, a presença dessa carta, no passado, seja algum fenômeno ainda desconhecido pelo homem.

Já que estou falando com você e citei uma grande paixão sua, seu planeta favorito será Júpiter. Ele é o maior do sistema solar e consegue proteger os outros de colisões de asteroides — ótimo amigo da Terra, né?

Bom, acho que já falei demais, vamos para o desenrolar da sua vida.

Se me lembro bem 2012 representa uma mudança de ciclo e esse período será uma pequena demonstração do que ainda está por acontecer. Não precisa se preocupar agora, já aviso, pois a ansiedade será um obstáculo.

Ah, o ensino médio… uma experiência diferente, amigos, desafios e uma transição bastante desafiadora (um spoiler: vai conseguir superar).

Infelizmente, já adianto, vão ficar algumas “marcas” e, sim, carrego elas até hoje comigo. Vai me agradecer se conseguir controlar seu nível de angústia, medo e preocupação.

Uma dica importante: o presente e a respiração são seus maiores aliados.

Já falei que te conheço bem (apesar de não me conhecer ainda, porém fique tranquilo: tento ser uma pessoa melhor todos os dias) e, pensando nisso, preciso falar sobre o Palmeiras, provavelmente você nunca me perdoaria caso não te atualizasse sobre o que aconteceu nesse período. O nosso time, assim como a sua vida, será uma montanha russa, mas um passeio muito divertido.

Em 2012 seremos rebaixados, porém, no ano seguinte, será sua primeira vez no estádio, assistindo o 2x0 contra o Oeste de Itápolis. Aquilo que inicialmente foi ruim, ver o time naquela situação, te ajudou a concretizar um sonho. Agora vem a parte boa: vai comemorar muitos títulos e, principalmente, a tão sonhada Libertadores. Você vibrou demais na conquista, afinal, sempre foi o seu campeonato favorito.

Nossa, contei tanta coisa e nem cheguei ainda na época da faculdade. Fique tranquilo, vou tentar resumir. Sabe aquele slogan do 50 anos em 5? Governo JK. Construção de Brasília. Enfim, você sempre gostou de história, tenho certeza que lembra. Ok… talvez eu tenha exagerado um pouco, mas é a sensação que será definida por você: evolução em todos os sentidos.

A mudança de cidade e o contexto universitário serão os principais responsáveis. A ideia de zona de conforto não existirá, porém não deixe aquelas emoções te prejudicarem, pois será uma aventura interessante.

A surpresa, assim como outras coisas da vida, deve ser apreciada e seria muito chato eu te apresentar todos os detalhes assim. Tudo bem? Ah, uma última coisa, 2020 e 2021 serão anos muito diferentes. Boa sorte :)

Fique bem,

Henrique do Futuro!

Obrigado por chegar até aqui! 💛

--

--